MAVRS

Nascida em Pelotas – RS, Clara Pechansky é desenhista, pintora e gravadora, realizou toda sua carreira profissional em Porto Alegre, onde hoje ministra aulas de desenho e gravura num atelier.

Com olhar expressivo e bocas ausentes, temas relativos à arte e a música tem sido a temática explorada pela artista em sua obra. A figura feminina tem grande realce em suas pinturas, tocam flautas e clarinetes, mas o que tem a dizer é inquietante. Junto às bocas extintas, um silêncio inconsciente. Outro elemento explorado é a chave, ao mesmo tempo em que abrem novos caminhos, fecham portas, escondem mistérios, a experiência de ser mulher e explorar as dores e emoções sofridas, pois historicamente silenciadas. Clara apresenta múltiplas personagens femininas que se apresentam fortes, sugestivas, híbridas e misteriosas.

Numa visão mais ampla, Clara ressalta o papel do artista: “Não precisa ser panfletário. Nosso discurso está na nossa obra e se, através dela, podemos fazer modificações sociais, está perfeito”.

 

 

 Texto: Mariá Battesini Teixeira, acadêmica do curso de Artes Visuais/UPF e estagiária do MAVRS.

 

 

 

 

 

Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI | BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br | © Universidade de Passo Fundo