Maria Lucina Busato Bueno - 30 anos de arte

A artista Maria Lucina Busato Bueno esta sendo homenageada na 11ª Jornada Nacional de Literatura pelos seus 30 anos de dedicação as artes plásticas e pela pesquisa desenvolvida na área de tintas naturais.

 

TEXTO

"A estrutura de seus quadros repletos de figuras humanas traz um linha incisiva e forte senso de composição. Exímia pintora, Lucina é uma colorista nata.

Lucina é incansável artífice na busca de novos pigmentos. É uma pesquisadora dedicada, meticulosa. Como artista tem sempre algo novo a dizer, como agora através de " suas amarrações", interligando cores, formas, pigmentos e emoções. É preciso mais do que talento e técnica para se formar uma artista, e Lucina sabe como ninguém fazer isso e nos emociona a cada novo trabalho.

O valor estético de sua obra e seu conteúdo não podem se restringir a explicações técnicas nem as análises explicativas, pois sempre teriam um caráter reducionista, e não é isso que nos propomos, e sim, um olhar centrado na profundidade de sua obra.

Lucina nos mostra, com excelência de trabalho, o momento contemporâneo em que vive. Realidade percebida, imaginada, idealizada até... Sua obra é para ser vista e para ser "lida", pois nos faz sentir e pensar. Desperta nossa imaginação pelos caminhos da cor e dinamiza nossos pensamentos em formas que nos conquistam."

 

Margarida Brandina Pantaleão da Silva
Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte - UFRGS

 

 

"Constatar como aconteço em minhas pinturas e como as tintas acontecem sobre o suporte, tem significado importante no jogo da criação. Permite-me ver-me, ao mesmo tempo em que percebo os acontecimentos plásticos presentes, reconhecendo possibilidades e apelos para prosseguir, dando sequência às pinturas.

É preciso entender que trabalhar com esses ou aqueles materiais não é finalidade, mas meio de expressão na minha concepção de entender e revelar o mundo, com paixão pela arte, percorrendo os caminhos da alma, celebrando a vida."

Maria Lucina Busato Bueno
agosto de 2005

 

Período - de 21 de agosto a 30 de outubro de 2005 

CURRÍCULO RESUMIDO

MARIA LUCINA BUSATO BUENO, pintora, desenhista, arte-educadora. Natural de Casca, Rio Grande do Sul. Pós-graduação, especialização em Arte, Teoria e Métodos pela Universidade de Passo Fundo, RS. Atua como professora de Pintura, Titular III, nos cursos de Educação Artística e Artes Plásticas da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Sempre manifestou interesse pelas tintas da natureza, sendo pesquisadas em seu ateliê, aprofundando os conhecimentos, a partir 1982 com testagens dos pigmentos naturais da região para a produção de tintas alternativas, resultando a publicação de livros Tintas Naturais: uma alternativa à Pintura Artística ( 1ª ed. 1989 e 2ª ed. 1998) e Vivências do fazer pictórico com tintas naturais( 2005 ), pela Ediupf.
Entre as principais participações artísticas destaca-se: 2º prêmio - Medaglia Argentea- XX edizione - Accademia Internazionale D'Arte Moderna, Roma - IT (1997); Grande Medalha de Prata, XVIII Salão de Artes Plásticas de Franca (1994); Medalha de Bronze, V Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim (1992); 1º Prêmio- Aquisição- I Salão de Artes Plásticas de Santa Rosa( 1991); "Arte Sul" Instituto de Artes Visuais, Porto Alegre (1996); 5º Mostra Internacional de Arte no Mercosul, Santa Rosa (1999); "Cristo no Terceiro Milênio, Curia Metropolitana, Porto Alegre (2002); Mini-Exange, Gamboc Gallery - Austrália ( 2004 ) entre outras. Muitas de suas obras constam em acervos institucionais e particulares como: Prefeitura Municipal de Casca; Prefeitura Municipal de Santa Rosa; Accademia Internazionale D'Arte Moderna, Roma - IT; Reitoria da Universidade de Passo Fundo; Fundação Casa das Artes em de Bento Gonçalves; Museu de Artes Visuais Ruth Schneider em Passo Fundo; Museu José Bicca de Medeiros em Alegrete. Entre as principais exposições individuais destacacam-se: "Trajetória Artística - Maria Lucina Busato Bueno- 20 Anos de Arte", Passo Fundo (1996); A Natureza na expressão do Artista Plástico no Museu de Ciências Naturais, Porto Alegre (1995); Pinturas. Inauguração da Galeria Casa das Artes em Bento Gonçalves (1996). Sua obra é citada em diversas publicações de arte, também participando como membro de júri de salões de arte. Vive e trabalha em Passo Fundo - RS. 

Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI | BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br | © Universidade de Passo Fundo