Roseli Pretto

A artista plástica e professora Maria Roseli Doleski Pretto idealizou e coordenou o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional de Passo Fundo, durante os anos de 1995 até 2002.  

Roseli como era chamada por todos, lutou com todas as suas forças naturais e intelectuais para a concretização do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider.

Roseli nasceu em Uruguaiana, RS, fez o curso de Artes com formação em Desenho e Especialização em Arte Teorias e Métodos na Universidade de Passo Fundo, atuou como professora de Desenho na Faculdade de Arte e Comunicação nesta mesma universidade.  Casou e fixou residência em Passo Fundo. Foi desenhista, pintora e gravadora. Expos suas obras em vários salões de arte do país, como Salão Paranaense, Americana, Pernambuco, Goiânia, França e Mostra do Desenho Brasileiro.

Integrou coletivas de arte, como "A figura na Obra Gráfica do RS", MAM no Parque Lage e Arte Sul, em 1996. Fez parte do projeto Oca Maloca, de Maria Tomaselli no Museu Hanover na Alemanha. Participou de mostras na Polônia, Uruguai, Marrocos e Israel. Recebeu premiações a nível nacional e internacional e suas obras integram acervos de vários museus.

Faleceu em julho de 2002 e em 2004 foi homenageada com a criação do Espaço Cultural com seu nome Roseli Doleski Pretto que compõe o complexo dos prédios do Teatro Municipal Múcio de Castro a Academia Passo-fundense de Letras, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, na cidade de  Passo Fundo.

Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI | BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br | © Universidade de Passo Fundo