Gestão

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, também designado pela sigla MAVRS foi criado em 25 de abril de 1996 por meio do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo. Sendo uma instituição cultural sem fins lucrativos que integra a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo. Conforme convênio de 15 de maio de 1996, firmado entre o Município de Passo Fundo e a Fundação Universidade de Passo Fundo, para o MAVRS foi designada a ocupação do segundo piso no prédio da Antiga Intendência a inauguração foi em 18 de maio do mesmo ano. 

Desde sua criação o museu foi dirigido pela artista plástica e professora da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF Roseli Doleski Pretto, até junho de 2002, ano de seu falecimento. 

A partir de julho de 2002 ficou sob a responsabilidade da professora da Faculdade de Artes e Comunicação Maria Cezária de Britto Ramos, que permaneceu até julho de 2010 e atualmente é dirigido pela Museóloga Tânia Maria Aimi Oliveira. 

O museu conta atualmente com um acervo de cerca de 1300 obras entre Gravuras, Pinturas, Desenhos, Esculturas, Fotografias, entre outros. 

A formação do acervo original partiu de um lote inicial de, aproximadamente, duzentas doações feitas pela artista plástica passo fundense Ruth Schneider, razão pela qual o museu tem o seu nome. Esse acervo também recebeu doações de galeristas de Porto alegre, como Milton Couto- através da Galeria Arte & Fato e Renato Rosa através da Galeria Agência de Arte, além de instituições como Museu do Trabalho, Oficina 11, Associação Chico Lisboa e artistas como Roberto Schmitt-Prym, Maria Tomaselli, Edgar do Valle entre outros. 

Caracterizou-se, desde a sua fundação, pelo compromisso com a cultura, definindo-se, institucionalmente, como órgão educativo que objetiva preservar a cultura e divulgá-la em nível regional. Sua ação, com referência às ações pedagógicas, esta aberta à rede de ensino particular, estadual e municipal da cidade de Passo Fundo e região.

 

Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI | BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br | © Universidade de Passo Fundo